Momentos 2018

Momentos 2018

Assassinato de Marielle Franco – Leo Correa – Associated Press

As mortes da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes abalaram o Brasil e o mundo, causando revolta e levando milhares de pessoas para as ruas em sinal de protesto.

 

Prisão de Lula – Francisco Proner – Reuters

O petista e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi acusado de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato. A prisão decretada foi dada pelo juiz Sergio Moro em abril.

Transição no Poder em Cuba – Adalberto Roque – Pool – Associated Press

Parlamento cubano escolheu o sucessor de Raúl Castro, colocando o vice-presidente Miguel Díaz-Canel a ascender à chefia do país.

 

Zuckerberg no Congresso – Jim Watson – AFP

Em abril, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, testemunhou no Congresso americano, por pressão dos senadores, sobre a falta de privacidade dos dados de seus usuários. Após isso, ele prometeu cuidar melhor das informações privadas.

 

Encontro das Coreias – Pool – Reuters

Entre tantas histórias sobre a reaproximação das duas Coreias, a mais simbólica foi a travessia da divisa, em que o ditador norte-coreano Kim Jong-un se encontra com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, em abril. Foi a primeira vez que um líder do Norte ultrapassou a divisa desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

 

Paralisação dos Caminhoneiros – Danilo Verpa – Folhapress

Em protesto pelos preços da Petrobras, os caminhoneiros de todo o país entraram em greve. Isso levou ao desabastecimento de alimentos, gasolina e cargas, afetando até aeroportos, levando o ex-presidente Michel Temer a reduzir o valor do diesel.

 

Casamento Real – Ben Stansall – Pool – AFP

O casamento do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle trouxe renovação para a família real britânica. A cerimônia teve audiência de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo e rendeu cerca de 2 milhões de libras (R$ 9,8 milhões) para a economia do Reino Unido.

 

Encontro de Kim e Trump – Saul Loeb – AFP

Pela primeira vez na história, um presidente dos Estados Unidos se encontra com um líder norte-coreano. A diretoria que os reuniu falou sobre uma possível desnuclearização da península Coreana.

 

Encontro do G7 – Jesco Denzel – Governo da Alemanha – AFP

O grupo das sete maiores economias do mundo, falou mais uma vez sobre o isolamento internacional do governo Trump, que decidiu não apoiar o comunicado final do encontro no Canadá. O texto ressalta a importância do livre comércio e critica o protecionismo econômico.

 

Copa 2018 – Matthias Hangst – Getty Images

A copa é um dos eventos mais esperados pelo mundo, e no ano de 2018, no último jogo entre França e Croácia, quem levou a taça foram os franceses, pela segunda vez. Houveram também quedas entre os gigantes como Alemanha, Argentina e Espanha.

 

Meninos da Caverna – Thai Navy Seal  -Associated Press

A aflita história dos 12 meninos da equipe de futebol Javalis Selvagens que ficaram 18 dias presos dentro de uma caverna na Tailândia. O resgate será recontado em um filme e lembrado em um museu que está em construção próximo à caverna. Ele homenageará um mergulhador morto durante a operação.

 

Ponte do Gênova – Zheng Huansong – Xinhua

O desabamento de uma ponte em Gênova, em agosto, deixou um saldo de 43 mortos e muitas dúvidas sobre o estado da infraestrutura do país europeu.

 

Conflitos em Pacaraima – Avener Prado – Folhapress

A fronteira de Roraima com a Venezuela se tornou um lugar de conflitos entre brasileiros e venezuelanos após a vinda de imigrantes para o Brasil em procura de uma vida melhor. A violência aumentou ainda mais após um comerciante local ser agredido em uma tentativa de assalto.

 

Incêndio no Museu Nacional – Ricardo Moraes – Reuters

O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro ficou marcado na vida dos brasileiros, simbolizando a maior perda de patrimônio histórico e cultural do país. O museu mais antigo do Brasil tinha ao todo mais de 20 milhões de peças.

 

Facada em Bolsonaro – Raysa Leite – Reuters

O atentado contra Jair Messias Bolsonaro aconteceu em um ato de campanha em Juiz de Fora, MG. O agressor encontra-se preso e é chamado por Adelio Bispo de Oliveira. O presidente ficou internado durante o final do primeiro turno. No segundo turno, não compareceu a nenhum debate político. Bolsonaro foi eleito em 28 de outubro com 57,8 milhões de votos após derrotar Fernando Haddad (PT).

 

Caravanas de Imigrantes – Guillermo Arias – AFP

Para fugir da violência que ameaça países da América Central, muitos imigrantes se juntaram em grandes caravanas com o intenção de atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos, o que levou o presidente Donald Trump a destinar soldados para o local.

 

Morte de Jamal Khashoggi – Ozan Kose – AFP

A morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, cruelmente assassinado no consulado da Arábia Saudita em Istambul, escandalizou o mundo. A CIA (Agência de Inteligência Americana) aposta que o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, seja cúmplice do assassinato.

 

 Crise Humanitária no Iêmen – Tyler Hicks – The New York Times

Pelo terceiro ano o Iêmen se encontra em um estado deplorável devido à guerra civil que enfrenta. O grupo de ajuda humanitária Save the Children diz que 85 mil crianças com menos de 5 anos morreram de fome durante o conflito. Ao todo mais de 57 mil pessoas já morreram na guerra.

 

Incêndios da Califórnia – Noah Berger – Associated Press

A Califórnia sofreu esse ano vários incêndios florestais, possivelmente o maior da sua história. O número de mortos chegou a 88, enquanto ao menos 196 pessoas se encontram desaparecidas. A Califórnia já registrou grandes incêndios no meio deste ano.

 

Confrontos entre Trump e Imprensa – Jonathan Ernest – Reuters

Após ser derrotado nas eleições de meio de mandato, ao perder a Câmara dos Deputados para os democratas, o presidente Donald Trump entrou em conflito com o jornalista da CNN Jim Acosta durante uma entrevista coletiva na Casa Branca.

 

Escândalos na Igreja – Vaticano – AFP

Em um ano de investigações, foi descoberto que vários padres abusaram de crianças nas últimas décadas apenas nos EUA e casos de abuso foram expostos em outros países, o papa Francisco aconselhou padres pedófilos a se entregarem à “Justiça Humana”.

 

Manifestações dos Coletes Amarelos – Lucas Barioulet – AFP

A França provou sua própria greve dos caminhoneiros sendo ela feita pelos “coletes amarelos”. Assim ficaram conhecidos os protestantes que interditaram rodovias e organizaram atos em diversas cidades para lutar contra o reajuste nos valores dos combustíveis indicado pelo governo Emmanuel Macron.

 

 João de Deus acusado de abusos sexuais – Walterson Rosa – Folhapress

Acusado de ter abusado sexualmente de mulheres que foram suas pacientes, o médium João Teixeira de Farias, vulgo João de Deus, teve sua prisão decretada e chegou a fugir até desistir e se entregar, em 16 de dezembro, no interior de Goiás. João de Deus encontra-se preso em Goiânia.

Sem Comentários

Postar Comentário